quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como enraizar-se em Deus



Etty Hillesum. Humanidade enraizada em Deus
Frei MichaelDavide
Editora: Paulinas
ISBN: 978-989-673-530-2
Páginas: 112

Sinopse da editora
Algumas palavras sobre o Autor ajudam a compreender melhor o conteúdo deste livro que nos fala de um impressionante testemunho de enraizamento em Deus, apenas determinado pela condição humana de Etty Hillesum, que se moveu sempre aparentemente afastada de qualquer instituição religiosa.
Frei MichaelDavide é, hoje, autoridade qualificada sobre Hillesum. O seu conhecimento de Etty brotou de um «encontro» que ele define como «real», e não de ficção literária. Explica que, em certo momento da sua vida monástica, em período de discernimento sabático, o seu diretor espiritual lhe recomendou a leitura de Etty Hillesum, e, durante três meses, mergulhou na vida desta jovem-mulher, descobrindo nos seus escritos um autêntico «documento de humanidade». Esta imersão permitiu-lhe identificar, como num espelho, os seus próprios problemas e, a partir dessa reflexão, reconfigurar a sua vida pessoal, transformando-o num dos mais conceituados guias atuais de espiritualidade.

Umas ideias mais
«Na leitura do seu “Diário” e das suas “Cartas”, página a página, ficamos estupefactos diante do coração desta mulher que avança – não sem quedas e recaídas – para um regresso ao centro de si própria. Todo o caminho e processo interior de Etty Hillesum poderia ser identificado como um êxodo até ao coração onde a autenticidade da humanidade forma uma só coisa com a imagem e semelhança com aquilo que, “na plenitude dos tempos” (Heb 9,26) no foi revelado em Cristo Jesus», escreve o autor, Frei MichaelDavide, na pág. 15.

Monge beneditino, desde 1983, e doutor em Teologia Espiritual, MichaelDavide Semeraro retirou-se para um mosteiro francês num momento difícil da sua via monástica e, por sugestão do seu diretor espiritual, dedicou-se durante três meses ao conhecimento da jovem de ascendência judia que morreu no campo de concentração de Auschwitz no dia 30 de novembro de 1943. Esta imersão levou-o a publicar em 2004 o livro “Dio matura” (“Deus amadurece-nos”) e em 2013 este que agora aparece em português.

Este livro, como escreve o historiador Giovanni Reale no prefácio, contribui para que o leitor tome consciência de que “a missão fundamental do homem é tentar enraizar-se em Deus” e para que, se assim fizer, consiga “dar frutos ricos de humanidade em casa situação da vida em que se encontre, inclusive nas situações mais difíceis, mais dramáticas e até desumanas”.

A quem pode interessar este livro
- Aos diretores espirituais
- Aos dirigidos espirituais
- A quem se interessa pelo período mais obscuro da humanidade
- A quem no meio das dificuldaded quer ver luz
- A quem quer aprender a levantar-se cedo como programa de vida e de crescimento pessoal (ok, isto remete para uma passagem muito particular do livro)
- A quem quiser conhecer mais uma figura que está muito na moda nos meios católicos, Etty Hillesum.

Sem comentários:

Enviar um comentário