sábado, 23 de julho de 2016

Tem algo para dizer ao mundo? Treine com este livro



TED Talks. O guia oficial TED para falar em público
Chris Anderson
ISBN: 9789896444068
282 páginas
16,60€

Sinopse da editora
Desde que assumiu a presidência da TED em 2001, Chris Anderson mostrou como as pequenas palestras cuidadosamente planeadas podem ser cruciais para suscitar empatia, entusiasmo, partilha de saber e promover a concretização de sonhos comuns. Realizada da maneira certa, uma palestra pode ser eletrizante e transformar a mundividência de um público; pode ser mais poderosa do que qualquer documento escrito.
O objetivo deste livro é explicar como se consegue o milagre de um discurso público forte e fornecer aos leitores os instrumentos necessários para tentar fazê-lo da melhor maneira. Não existe uma maneira única de fazer uma conferência notável; não há duas conferências iguais. Mas há ferramentas que qualquer orador pode utilizar.

Mais umas ideias
Já toda a gente viu umas conferências TED na Internet. Assim de repente, lembro-me de quatro ou cinco memoráveis. Mas não vou dizer quais. Uma delas era protagonizada por uma escritora cujo livro deu filme com Julia Roberts. Mas não comi, desculpem, li o livro. Nem rezei, desculpem, vi o filme. Mas amei, desculpem, gostei da conferência. Mas não vou dizer qual foi. E há tantas melhores.
Chris Anderson é o que manda nas TED Talks. O pai dele era oftalmologista missionário. Andou a curar a cegueira no Paquistão, no Afeganistão e na Somália, ao mesmo tempo de spredava o evangelho. E diz Anderson que o pai dele não teria gostado de um dos primeiros oradores a que deu palco, o filósofo Dan Dennett, que é ateu confesso. Daniel Dennett tem vários livros em português, um deles sobre Darwin (“A ideia perigosa de Darwin”) e outro sobre fé, descrença e ateísmo (“Quebrar o feitiço”). Parece que há tempos esteve muito doente e, bem à americana, viu muita gente oferecer-lhe orações para que melhorasse. Ele disse que “não, obrigado”, e ripostou: “E também vão sacrificar uma galinha a algum deus?” Convicções à parte, Daniel Dennet disse o que Chris Anderson sublinha numa das páginas finais deste livro: “O segredo da felicidade é encontrar algo mais importante do que você é e dedicar-lhe a sua vida”. Uma frase muito cristã e de que o missionário oftalmologista teria gostado. O importante é espalhar boas ideias. Cura a cegueira. Este livro ensina como (tem dicas e exemplos) e até nos dá a possibilidade de carregar a nossa própria TED Talk. “Se conseguirmos encontrar uma forma de verdadeiramente nos ouvirmos uns aos outros, e aprender uns com os outros, o futuro brilha com promessas”. E se você fizer uma TED Talk, diga-me. Tem aqui um ouvinte. Desde que não seja chato.

Quem vai gostar deste livro
- quem gosta de boas histórias, bem, isto é demasiado lato
- quem gosta de tecnologia e de novas ideias
- quem gosta de falar em público
- quem não gosta de falar em público, mas precisa
- que tem de falar em público
- quem, ao falar, não quer chatear
- os muitos que participam em TEDx (eventos especiais à maneira do original) um pouco por todo o lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário